segunda-feira, 22 de abril de 2013
Google celebra Dia Internacional da Mãe Terra
[O doodle (logotipo acima) do Google hoje celebra o Dia Internacional da Mãe Terra. O desenho traz um ecossistema em um período de 24 horas, em que o usuário pode acompanhar o nascer e o pôr do sol, além da trajetória da Lua pelo céu durante a noite. O YouTube também mudou seu logotipo para comemorar a data. Ao clicar na imagem, que traz o desenho de dois pinguins, o usuário é redirecionado a um canal no site de vídeos que traz imagens de diversos locais do planeta, como a Floresta Amazônica ou a Patagônia.] O Dia da Terra 2013 - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente. “O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro”, diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.
A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após ele ter visto a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.
No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.
O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. “Foi uma aposta”, lembra o senador, “mas funcionou”.
Fonte: Terra
Nota do blog Criacionismo: Conforme lembra o leitor Jeferson Quimeli, essa matéria do Terra ajuda a explicar a origem do Dia Internacional da Mãe Terra: 1970, movimento hippie (que foi inspirado por Timothy Leary, discípulo do bruxo satanista Aleister Crowley, inspirador dos Beatles, da contracultura, de Raul Seixas... (mais detalhes nesta palestra). Enfim, a data é de inspiração pagã e espiritualista, embora se revista da preocupação aparentemente pragmática do cuidado com a natureza. Não é de hoje que as autoridades que ditam os rumos do mundo perceberam o enorme poder mobilizador da bandeira ECOmênica. E hoje o maior motor de buscas do planeta dá também sua parcela de contribuição a esse movimento, e essa ideologia.[MB]
Marcadores:
Geografia,
meio ambiente,
outra geografia,
sociedade,
Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário