segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Poluição do Rio Iguaçu, na região de Curitiba


Rio Iguaçu, divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. O segundo rio mais poluído do Brasil (atrás apenas do sistema Tietê-Pinheiros, em São Paulo). Devem ser feitos investimentos pesados em favor da recuperação do rio que, além de inumeráveis outras importâncias, abastece uma das 7 maravilhas naturais do mundo moderno, as Cataratas do Iguaçu, cerca de 900 Km rio abaixo. Não cabe só ao governo este investimento não, mas à iniciativa privada também, uma vez que muitas empresas se servem das águas desse importante rio para vários fins, incluindo industriais e turísticos. Cabe à sociedade em geral pressionar.

André Luiz Marques


sábado, 22 de dezembro de 2012

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal e próspero 2013 pra você!


Desejamos a todos um feliz e abençoado Natal e um próspero Ano Novo na companhia de Jesus! Louvado seja o Deus Criador que nos amou de tal forma que se tornou homem, ao nascer de Maria e José, vindo a este mundo corroído pelo pecado para nos salvar da morte eterna, para restaurar Sua criação! Preciosa graça!



Blog Outra Geografia agora é Geografia em Foco



Caro leitor, este nosso blog Outra Geografia a partir de hoje passa a ser denominado Geografia em Foco. O conteúdo continua seguindo a mesma linha editorial, "a Geografia na ótica criacionista". O URL deste blog em breve será alterado. O motivo é que este blog passa a substituir o blog >>Geografia em Foco<< que será desativado em breve do portal da Educação Adventista. Esperamos mais visitas suas para que, juntos, continuemos a conhecer o mundo e as relações humanas estabelecidas sobre ele! Um abraço!
Prof. André Luiz Marques

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Despedida da Educação Adventista

Hoje me despeço oficialmente da Educação Adventista como professor de Geografia. Foram dois anos buscando servir ao Senhor no Colégio Adventista Centenário, em Curitiba, e um ano no Colégio Adventista de São José dos Pinhais. Agradeço a Deus pela oportunidade, aos alunos que conheceram um pouco mais o mundo junto comigo, ao corpo docente que tive o privilégio de trabalhar ao lado, a toda a equipe de demais funcionários que me auxiliou (zeladoria, monitoria, direção, secretaria, coordenação, orientação, manutenção, tesouraria e departamentais) e agradeço à minha família e amigos pelo apoio que sempre me deram, mesmo diante das provações. Me desvinculo da Educação Adventista, mas continuo amando-a do fundo do meu coração. "Educação Adventista, compromisso com seu futuro". "Educação Adventista, sucesso junto ao Mestre". "Educação Adventista, a marca de uma vida".

"Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

Nunca se esqueça: para mudarmos ou melhorarmos o mundo, primeiro é preciso conhecê-lo. Esta é a importância e missão da Geografia.

Prof. André Luiz Marques

PS: Em breve o nosso blog Geografia em Foco (premiado como o 9º melhor blog de Geografia do Brasil e com mais de 176 mil visitantes desde abril de 2011) será desabilitado por estar hospedado na plataforma de blogs do portal da Educação Adventista, mas será substituído por este nosso outro blog particular denominado Outra Geografia, que estava servindo como "blog escravo" ou " blog gêmeo" para o Geografia em Foco. O blog Outra Geografia tem todas as postagens contidas no Geografia em Foco.





segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Educação Adventista

Mundo


A educação adventista está presente em mais de 150 países, representada por 8.632 instituições da educação infantil ao ensino superior, com um corpo docente de 77.234 professores comprometidos na formação de aproximadamente 2 milhões de alunos.

A rede de educação adventista tem duas publicações mundiais, que servem de apoio a sua missão: a Revista de educação adventista e a Diálogo universitário. A primeira é um periódico bimestral destinado a professores e gestores educacionais. Cada edição apresenta artigos de variados temas relacionados à educação cristã. A segunda revista é uma publicação voltada para estudantes do nível superior de ensino que aborda questões relativas à interface entre o cristianismo e a cultura contemporânea. Ela é impressa em quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol) e tem leitores em mais de 100 países.

América do Sul

Na América do Sul, existem mais de 850 instituições com 260 mil alunos ao todo, distribuídos em ensino fundamental, médio e superior. Desses, mais de 160 mil moram no Brasil, e 94 mil, no Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Cerca de 15 mil professores são responsáveis pela formação integral dos estudantes, visando ao preparo físico, mental e espiritual.

Brasil

Em 1896 começou a funcionar em Curitiba, no Paraná, o Colégio Internacional sob a direção de Guilherme Stein Jr. A partir daí, o trabalho educacional cresceu, e muitas escolas foram agregadas ao primeiro colégio, formando a rede de educação adventista no país. Atualmente, a rede conta com mais de 450 unidades escolares, 9.784 professores e cerca de 160 mil alunos. Além dessas unidades, a organização mantém 17 colégios em regime de internato, sendo que 7 deles oferecem da educação básica à graduação.

(Dados referentes a 2010. Fonte: Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.)
  • A Rede está dividida em sete regiões administrativas no Brasil:
  • • União Noroeste Brasileira (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) www.unob.org.br
  • • União Norte-Brasileira (Amapá, Pará e Maranhão) www.unb.org.br
  • • União Nordeste Brasileira (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) www.uneb.org.br
  • • União Centro-Oeste Brasileira (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) www.ucob.org.br
  • • União Este Brasileira (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) www.ueb.org.br
  • • União Central Brasileira (São Paulo) www.ucb.org.br
  • • União Sul Brasileira (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) www.usb.org.br
No mapa abaixo, veja os países onde o ensino superior da Educação Adventista está presente.

domingo, 16 de dezembro de 2012

A água que você não vê

Clique sobre a imagem para ampliá-la.
Quanta água você gasta ao comer uma banana ou 1 kg de carne de boi?


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atividade vulcânica teria extinguido os dinossauros

A atividade vulcânica na região onde atualmente está a Índia, e não um asteroide, teria causado a morte dos dinossauros, de acordo com um novo estudo. Ao longo de dezenas de milhares de anos, a lava escorreu do planalto de Deccan, uma região vulcânica perto de onde atualmente está a cidade de Mumbai. Essa atividade teria expelido toneladas de níveis tóxicos de dióxido de carbono na atmosfera e provocado a extinção em massa por conta de um aquecimento global e acidificação dos oceanos, segundo uma pesquisa da Universidade de Princeton. Os achados, apresentados na última semana em São Francisco, EUA, durante o encontro anual da União Americana de Geofísica, serviram como munição para o debate que discutiu se um asteroide ou um vulcão teriam provocado a morte dos dinossauros há 65 milhões de anos.

De acordo com a outra teoria, um asteroide gigante teria se chocado em Chicxulub, no México, há aproximadamente 65 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista], e liberado quantidades tóxicas de poeira e gás na atmosfera, o que teria bloqueado os raios do sol e causado um esfriamento da Terra, sufocando os dinossauros e causando envenenamento da vida marinha. O impacto do meteoro também poderia ter desencadeado atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis. 

Contudo, esse novo estudo mostra que o planalto de Deccan – uma das maiores províncias vulcânicas do mundo - já existia antes da extinção dos dinossauros e pode ter contribuído total ou parcialmente para a sua morte em massa. Em 2009, companhias de petróleo estavam perfurando a região da costa indiana e eles encontraram sedimentos enterrados a 3,3 quilômetros de profundidade. Os pesquisadores encontraram fósseis que datam do período Cretáceo-Terciário, quando os dinossauros foram varridos da face da Terra.

Junto com os fósseis, foram encontradas algumas pequenas espécies de plâncton, que estavam em conchas, após as camadas de lava, o que poderia indicar que isso aconteceu anos após as erupções [ou logo em seguida?]. Os fósseis, tanto de animais terrestres quando de vegetais, sugerem que os vulcões causaram extinção em massa tanto na terra quando no mar.

De acordo com os pesquisadores que defendem que o vulcão teria provocado a extinção dos dinossauros, um meteoro não seria capaz de produzir níveis tóxicos suficientes de enxofre e dióxido de carbono para aniquilar os animais de vez, mas isso poderia ter contribuído para a sua extinção.

Fonte: History

Nota do blog Criacionismo: Esqueça os milhões de anos e tente visualizar uma catástrofe ocorrida em tempo relativamente curto (dias, semanas ou meses), envolvendo provavelmente diversos impactos meteoríticos (não apenas um), rompimento da crosta terrestre com liberação de água sob pressão e muitos derrames de lava (em quantidade hoje praticamente inacreditável, não fosse o registro fóssil para atestar isso) e muita, muita água – fator que explicaria a fossilização em massa de incontáveis espécimes, não apenas dinossauros. Aliás, se os dinos tivessem morrido por causa de nuvens tóxicas ou algo assim, o cadáver deles teria ficado exposto e decomposto, não fossilizado, o que depende de sepultamento em água e lama. Finalmente, se a extinção dos dinossauros ocorreu (unicamente) por causa de atividade vulcânica ou impacto meteorítico, por que apenas eles (bem fortes) foram extintos? Pelo visto, derrames de lava, meteoritos, inundação, extinções em massa, etc., são eventos interligados que poderiam compor um único cenário catastrófico ocorrido há alguns milhares de anos. Um evento chamado dilúvio.[MB]

Leia também: "Meteoritos do dilúvio?", "Nasa 'absolve' asteroide por extinção dos dinossauros" e "Dilúvio universal e suas implicações"

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CAC - Matrículas abertas!

Fone: 3226-3636
Site: www.CACBR.com.br

Novo prédio do Colégio Adventista de Paranaguá

Na foto acima,  novo prédio do Colégio Adventista de Paranaguá, que antes era em outro prédio (foto abaixo), sendo apenas escola. O novo colégio passa a contar com laboratório de ciências, núcleo de informática educacional, biblioteca, uma quadra coberta e ambiente de educação infantil, com banheiros e acesso para a área de recreação em cada sala; além de todas as salas climatizadas e equipadas com recursos tecnológicos, o colégio está estabelecido no centro da cidade. Para 2014, temos a previsão da instalação do Ensino Médio em nossa unidade escolar. Agora Paranaguá conta ainda mais com um colégio de alto padrão de ensino e excelente estrutura para atender aos alunos. É a Educação Adventista crescendo junto com você! (Com informações obtidas no site do colégio).


Novo visual do CAM

Projeto da nova faxada do Colégio Adventista de Maringá - Zona 4 (CAM). 




Veja a estrutura atual:

 Foto do CAM tirada do Google Street View.

Nova faxada do CASJP

Quando terminarem as obras, o nosso Colégio Adventista de São José dos Pinhais ficará assim, só que talvez na cor laranja. Falta comprar o terreno ao lado para construir a segunda parte. Veja abaixo fotos atuais do CASJP de outros ângulos de vista.

Prédio novo do CASJP visto lateralmente.

Prédio novo do CASJP visto dos fundos.

Prédio antigo do CASJP.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Esfericidade da Terra: A Bíblia sempre teve a razão

Alguns dos slides usados em sala de aula para reflexão sobre a tradição humana sobre a concepção da Terra plana e a concepção da Bíblia sobre a esfericidade da Terra. A Bíblia sempre teve a razão.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Maquete da casa dos alunos do 6º Ano do CAC em escala

Fazendo parte dos estudos sobre cartografia, da disciplina de Geografia, os alunos do 6º Ano do Colégio Adventista Centenário (CAC) puderam aprender sobre escala ao construírem maquetes de suas casas em escala de 1:50 (1 cm na maquete equivalendo a 50 cm na casa real). O resultado foi muito positivo! Veja abaixo as fotos das maquetes. [Professor André Luiz Marques]










































































































Valeu, turmas do 6º Ano do CAC! Prof. André Luiz Marques


Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br