domingo, 29 de maio de 2011

Dia do Geógrafo

Parabéns a todos os geógrafos, professores de Geografia, acadêmicos do curso de Geografia, simpatizantes em geral e alunos da educação básica que gostam desta ciência, que busca analisar a Terra e as relações socioambientais estabelecidas sobre ela. Dia 29 de maio, Dia do Geógrafo!

Para quem gostaria de conhecer melhor o curso de Geografia, recomendo o da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Acesso ao site: (http://www.dge.uem.br/). Concluí este curso ano passado e fiz um artigo a respeito, que pode ser acessado clicando aqui. Também é ótimo o curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acesso ao site: (http://www.geog.ufpr.br/). Ambos são os mais bem conceituados do estado do Paraná e estão entre os melhores do Brasil.

Dou também os meus parabéns ao Maior dos geógrafos. Que Ele te abençoe neste dia para que reconheça sempre que Ele é o Criador, Mantenedor e futuro Restaurador deste mundo. Que sua "bússola" aponte sempre para o "Norte magnÍFico"!

Feliz dia do geógrafo!

Prof. André Luiz Marques - Professor de Geografia do CAC para as turmas do EF II e EM (1º e 2º anos)

Imagens retiradas do Google

sábado, 7 de maio de 2011

A Terra sempre à vista

05/05/2011

Agência FAPESP – Desde 2006, a Agência Espacial Europeia (ESA) tem disponibilizado na internet imagens de satélite para cientistas e outros interessados em visualizar a Terra ou avaliar alterações promovidas pelas mudanças climáticas.

Agora, a ESA acaba de adicionar mais 13 mil imagens feitas por radar ao serviço, ampliando as possibilidades de visualização quase em tempo real.

Denominado Miravi, o serviço produz imagens a partir de dados enviados por instrumentos a bordo do satélite Envisat. As imagens são publicadas gratuitamente na internet apenas duas horas após os dados terem sido recebidos.

“Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que usam o Miravi para explorar nosso planeta. Esse entusiasmo nos levou a oferecer novas imagens que possibilitam diferentes tipos de informação”, disse Volker Liebig, diretor de Observação Terrestre da ESA.

O Miravi fornecia imagens que permitiam acompanhar eventos naturais em andamento, como erupções vulcânicas. Com a adição das novas imagens feitas a partir do radar do Envisat, passa a ser possível observar outros tipos de eventos, como enchentes, deslocamento de icebergs ou derramento de óleo no mar.

Esses novos eventos são possíveis de visualizar porque o radar consegue levar à produção de imagens mesmo à noite ou quando o céu estiver coberto de nuvens. Também é sensível à variação na superfície da água causada por derramamentos no mar.

Mais informações: www.esa.int/miravi

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Império americano pode torturar e assassinar inimigos

A filha do terrorista Osama bin Laden assegurou que seu pai foi capturado vivo por soldados americanos antes de ser assassinado, segundo o canal de televisão da capital saudita Al Arabiya, que cita uma fonte da segurança paquistanesa. Segundo a fonte, identificada como um alto responsável da segurança, os soldados capturaram Bin Laden durante os primeiros minutos da operação militar na casa em que o líder da Al-Qaeda se refugiava, na cidade paquistanesa de Abbottabad, antes de disparar contra ele. A fonte explicou que depois de os soldados norte-americanos abandonarem a casa, as forças de segurança paquistanesas recuperaram no local quatro corpos com marcas de bala e detiveram duas mulheres e seis crianças com idades entre dois e 12 anos. Segundo o relato do canal de televisão, os familiares de Bin Laden foram transferidos à cidade de Rawalpindi, próxima a Islamabad. Entre as crianças estava uma filha do terrorista, de 12 anos de idade, que assegurou aos investigadores que os militares dispararam contra Bin Laden na frente de seus familiares.

Fontes da segurança paquistanesa haviam confirmado à Efe que tinham sob custódia uma esposa de Bin Laden e uma de suas filhas, de 12 ou 13 anos. Segundo uma fonte do serviço secreto do Paquistão, as duas estavam na casa onde os comandos norte-americanos mataram o líder terrorista.

Fonte: Estadão

Nota do blog Criacionismo: Creio que (quase) ninguém questiona o direito de os EUA caçarem os responsáveis pelo atentado que levou à morte milhares de pessoas no World Trade Center, em setembro de 2001. Mas as leis internacionais estabelecem que um prisioneiro tenha direito a um julgamento, antes de ser condenado. O que os EUA fizeram foi execução sumária. Fica o exemplo do tipo de atitude que o império norte-americano (o cordeiro transmutado em dragão) pode assumir quando o assunto é a “segurança nacional”. Está tudo descrito e antecipado lá em Apocalipse 13.[MB]

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Blog "Geografia em Foco"

Olá, caro leitor deste blog!

Estou montando mais um blog com o tema geográfico em conciliação com a fé cristã criacionista e convido-o para participar do mesmo. Trata-se do blog >>Geografia em Foco<< hospedado na plataforma da Educação Adventista, da qual sou professor de Geografia, no Colégio Adventista Centenário, Curitiba/PR. Clique sobre a imagem acima ou sobre o nome do blog para acessá-lo.

É um blog mais direcionado para os meus alunos do CAC, contendo materiais de apoio às aulas tais como vídeos, artigos escritos por mim e outros profissionais, links de sites relacionados, links para downloads, apresentações de slides, materiais para provas e pesquisas, curiosidades geográficas, avisos em geral, dentre outros. Mas pode também ser útil para outros que quiserem sempre dar uma pesquisada por lá. Agradeço desde já o seu prestígio.

ATENÇÂO ALUNOS: Os materiais sobre as nossas aulas serão de hoje em diante postados no nosso blog >>Geografia em Foco<<, e não mais neste. Ok? A paz de Jesus Cristo!

Prof. André Luiz Marques

sábado, 16 de abril de 2011

6a. Série - Material para a Prova 2 - Bimestre 1


Para ampliar os slides, clique em "View Fullscreem", no menu, logo abaixo e à esquerda da apresentação acima. Para baixar o conteúdo para o seu computador, clique sobre o link acima da apresentação. Lembrando que são somente mapas e figuras o que estão presentes nestes slides, sendo que o livro é a principal fonte de estudos. Notem bem o mapa de massas de ar, o nome de cada massa e a direção que se deslocam. A paz de Jesus!

domingo, 10 de abril de 2011

1º Ano - Revisão (Prova 2 - Bimestre 1) - Terra e Lua; História dos Mapas; Escalas

A Terra e a Lua (Módulo 3)

A distância média da Terra em relação ao Sol é de 150 milhões de Km e seu diâmetro equatorial corresponde a 12.756 Km.

Principais movimentos da Terra

Movimento de Rotação
Direção: de oeste para leste.
Velocidade: 1.660 Km/h na altura do equador e zero Km/h no centro dos polos.
Tempo: demorando 23h56min4,09s para dar uma volta entorno do próprio eixo. Hora civil: 24h.
Inclinação do eixo: de 23º27'30'' em relação ao plano orbital (plano da eclíptica) da Terra.
Os fusos horários são determinados com base na rotação da Terra, assim como a rota dos ventos alísios. Ventos estes que trazem umidade da região dos oceanos para os continentes.

Movimento de Translação
Movimento da Terra entorno do Sol em forma de elipse (não confundir com eclíptica) .
Afélio: ponto da tragetória em que a Terra fica mais distante do Sol.
Periélio: ponto em que a distância Terra/Sol é menor. Ilustração aqui.
Velocidade: Variável. Aumenta quando a Terra se aproxima do Sol e diminue quando mais distante.
Tempo: Apesar da variação da velocidade, preserva um ciclo de 365 dias, 5 dias e 48 minutos para dar uma volta completa entorno do Sol. Ano civil: 365 dias, com ano bissexto de 366 dias (de 4 em 4 anos).
Estações do ano: vide quadro "Estações do Ano" da página 17 da apostila, está resumido lá.
Equinócio: distribuição da luminosidade do Sol de forma igual em ambos os hemisférios da Terra.
Solstício: distribuição desigual da luminosidade do Sol em relação aos hemisférios terrestre devido ao eixo de inclinação e movimento de translação da Terra, sendo que dias mais curtos no de inverno e mais longos no de verão. No Hemisfério Sul, o solstício de inverno e verão ocorrem em 21 de junho e 21 de dezembro, respectivamente. No Hemisfério Norte, é exatamente o contrário disso. Vide quadro "Estações do Ano", na apostila.

A Lua
Um astro "morto', por não ter atividade interna expressiva; satélite natural da Terra.
Inclinação do eixo: 5,1454º
Diâmetro equatorial: 3.475,5 Km.
Distância média da Terra: 384.400 Km.
Temperatura na superfície: 100ºC/dia e -100ºC/noite.
Gravidade: 1/6 em relação à terrestre.
Relevo: planaltos (80% de sua área, com montanhas isoladas ou cadeias que podem atingir até 7.000 m) e mares (imensas planícies escuras, resultantes de erupções vilcânicas). Contém diversas crateras, resultantes de choques de meteoritos.
Movimentos: translação (dura 27 dias, 7 h e 43 min. para contornar a Terra), rotação (dura aproximadamente o mesmo tempo que sua translação) e revolução (volta ao redor do Sol, junto com a Terra).
Fases: clique aqui.
Marés: efeito da gravidade sobre a água da Terra exercida pela Lua, mas também pelo Sol (este, em menor proporção, devido à sua distância maior em relação à Terra). Em um intervalos de 6 horas, a Lua varia sua distância, gerando as marés altas (mais perto) e baixas (mais longe). Ver aqui. As marés de sizígia são aquelas que ocorrem quando Lua e Sol estão alinhados e são as maiores marés, podendo causar prejuízos na orla marítima, associadas com ventos fortes. A marés de quadratura são as menores, ocorrendo no quarto crescente e quarto minguante.
Eclipse: sombra que um corpo celeste projeta sobre outro. Estudamos o solar e o lunar. O eclipse lunar é quando Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre a Lua; ajudou os gregos a comprovarem a esfericidade da Terra. Já o eclipse solar, é quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, projetanto sua sombra sobre parte da Terra, sendo menos frequentes que o lunar.
Para mais informações sobre eclipses e estações do ano, clique aqui.
Calendário astronômico: ver quadro da página 19. Existem os anos solar, sideral, anomalístico e lunar.

Cartografia (Módulo 4)
História dos mapas
Para ampliar os slides, clique em "View Fullscreem", no menu, logo abaixo e à esquerda das apresentações acima e abaixo.

Escalas
View more presentations from André Luiz Marques.

Professor André Luiz Marques - Colégio Adventista Centenário

Revisões (Prova 2 - Primeiro Bimestre)

Olá, alunos das turmas de 51, 52, 53, 54, 61, 62, 63, 64, 71, 72, 73, 81, 82, 83, 121 e 122! Segue abaixo os links do blog do professor Luiz Fernando, que me permitiu utilizar mais uma vez o material dele para a nossa revisão (prova 2 - primeiro bimestre). Escolha o link correspondente à sua série (abaixo) e clique sobre ele para acessar o seu material. Está tudo explicadinho lá. Se tiver conteúdo a mais do que foi estudado até aqui, não precisa estudar tal parte da revisão, pois não será cobrado nesta segunda prova do primeiro bimestre. O material das turmas 111 e 112 está em outra postagem, aqui no blog. Qualquer dúvida é só deixar um comentário nesta postagem. Lembrando que são slides de apoio, sendo que o livro é o principal a ser estudado. A paz de Jesus e... estudem!

5a. Série:
http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=5

6a. Série: http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=4

7a. Série: http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=3

8a. Série: http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=2

2o. Ano EM: http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=7

Professor André Luiz Marques - Geografia - Colégio adventista Centenário

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sistema Solar em 3D

Um ótimo site para conhecer melhor os planetas do Sistema Solar e suas órbitas: http://www.solarsystemscope.com/

Vale a pena conferir!

Professor André Luiz Marques - Colégio Adventista Centenário

Colaboração: Professor Luiz Fernando - Colégio Adventista Alto Boqueirão

terça-feira, 5 de abril de 2011

Promovendo nossas comunidades do Orkut

Criei, recentemente, três comunidades no Orkut e convido você para participar delas. Duas são sobre criacionismo e a outra sobre adventismo (a esperança da breve volta do Senhor Jesus). Acesse, conheça e participe!



Mundo Criado: http://www.orkut.com.
Main#Community?
cmm=112361610


Comunidade para todos aqueles que creem que Deus criou o mundo e a vida, conforme diz a Bíblia e apontam as evidências científicas.

Sou do Criador:
http://www.orkut.com.br/
Main#Community?
cmm=112364590

Comunidade para todos aqueles que reconhecem Deus como o seu Criador.



Família Adventista: http://www.orkut.com.br/Main#Community?
cmm=112361579

Comunidade dedicada às famílias que aguardam a breve volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A família que aguarda o advento de Cristo. A família adventista.

Algumas das outras comunidades que participo e recomendo:


Criacionismo em Foco: http://www.orkut.com.br/Main#Community?
cmm=54977896

Esta comunidade é para os Jovens estudantes do Ensino Médio e Universitários, que são criacionistas. Mas qualquer outro simpatizante pode participar também.


Blog Criacionismo.com.br: http://www.orkut.com.br/Main#Community?
cmm=51260921

Comunidade para todos aqueles que leem e apoiam o blog Criacionismo, de Michelson Borges.

Criacionismo ©: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=14251159

Comunidade que se destina à discussão livre de todos os temas relacionados com a Criação:
• Idade da Terra
• Dilúvio Universal
• Biogenese/Abiogenese
• Métodos de datação
• "Microevolução"/Macroevolução
• Fósseis Intermediários
• Design Inteligente
• Seleção Natural/mutações; etc.

Sociedade Criacionista Brasileira (SCB): http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=54961400

Para membros da SCB e simpatizantes.

PS: Você pode participar de outras comunidades relacionadas vendo-as nas páginas de cada uma destas apresentadas.

terça-feira, 29 de março de 2011

Apagão de uma hora alerta sobre aquecimento global

Sete pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro foram apagados às 20h30 do sábado (26) durante a Hora do Planeta 2011. O “apagão do bem”, uma campanha mundial da ONG WWF, de proteção à natureza, durou uma hora e serviu para alertar os cariocas e os povos do mundo inteiro sobre o aquecimento global e a necessidade de conservar o meio ambiente. Monumentos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, os Arcos da Lapa, o Monumento aos Pracinhas, a orla das praias de Copacabana e do Arpoador, a Igreja da Penha e a Catedral Metropolitana ficaram às escuras por uma hora. Em 2011, o primeiro minuto da Hora do Planeta foi dedicado às vítimas de tragédias causadas por fenômenos naturais, como o terremoto e a tsunami no Japão, que vitimaram mais de 10 mil pessoas, e as enchentes no Brasil e na Austrália. Pela primeira vez, um evento aberto ao público para celebrar a Hora do Planeta foi realizado no Rio, e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório. Eles desligaram simbolicamente as luzes da cidade.

Um palco foi montado em frente aos Arcos da Lapa e reuniu artistas como o cantor Toni Garrido. As baterias das escolas de samba Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha também se apresentam no evento, que é gratuito.

De acordo com a WWF, vários municípios brasileiros, incluindo 17 capitais, participaram do projeto. Segundo a ONG, 3,8 mil cidades de 130 países em todo o mundo confirmaram a participação na Hora do Planeta. “A meta de 25 megacidades foi alcançada, com Tóquio, São Paulo, Toronto, Nova York, entre outras”, disse Regina Cavini, superintendente do WWF-Brasil.

Fonte: G1 Notícias

Nota do blog Criacionismo: Conforme destacou o leitor Valter Baiecijo, “começa assim: primeiro uma hora para salvar o planeta, depois duas, três, e quando menos se espera, será um dia inteiro. Que dia será o escolhido? Já sei a resposta. Os sinais estão aí, proclamando em alto e bom som.” Note que tanto o governo (Estado) quando a Igreja Católica deram total e irrestrito apoio ao evento. E é lógico que seja assim, pois a causa é nobre e válida. Quem não concorda que se deva preservar o meio ambiente e “salvar a Terra”? O problema são as ações que vêm a reboque com uma iniciativa que conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo, já que, com os recentes e terríveis desastres naturais, as pessoas estão mais e mais temerosas quanto ao futuro. Já existe uma campanha defendida pelo famoso jornal The Guardian e que envolve o descanso dominical. Trata-se do Movimento 10:10, já comentado aqui [blog do Michelson]. Dentro de algum tempo, cristãos que sempre foram defensores da preservação da criação de Deus (os criacionistas guardadores do sábado) serão mal interpretados pelo fato de não aceitarem a imposição do domingo como “solução para salvar a Terra”. O ECOmenismo poderá ser o movimento aglutinador que fará com que cristãos, budistas, muçulmanos, ateus e outros se unam na defesa do domingo como “dia de guarda”.[MB]

Nota deste blog: Como estudioso das questões socioambientais, digo que nem é relevante este tipo de campanha para "salvar o planeta" (nem sendo algumas horas ou um dia inteiro) mencionado na notícia acima, pois o que a sociedade precisa fazer mesmo é diminuir drasticamente o consumismo, que gera tanta poluição e exaustão dos recursos naturais, sem dar tempo para os recursos do tipo renováveis se recomporem na natureza, por exemplo. Para se ter uma ideia, hoje saiu o relatório Technology Outlook 2020 que prevê que em 2020 (logo "ali") serão precisas "duas Terras" para atender à demanda de consumo da economia mundial. Ao que tudo indica, a solução que estão começando a "determinar" (isso mesmo, agora é assim, com aspas, daqui uns dias poderá ser literal) é a observância do domingo para ajudar a diminuir os impactos ao meio ambiente, deixando a "mãe Terra" também "descansar". Quem viver verá... E participará ou não, dependendo das escolhas que fizer. Eu vou continuar seguindo a Bíblia, que me ordena a observância do sábado do sétimo dia, e fazer a minha parte para a preservação ambiental de forma consciente, eficaz e coerente com a verdade. E você?[ALM]

terça-feira, 22 de março de 2011

5ª série - Revisão capítulos 1 e 2 do livro

Olá, alunos das turmas 51, 52, 53 e 54! Segue abaixo o link do blog do professor Luiz Fernando, que me permitiu utilizar o material dele para a nossa revisão. Está tudo explicadinho lá. Qualquer dúvida é só deixar um comentário nesta postagem. Lembrando que as avaliações serão nos dias: (T51 - 25/03), (T52 - 28/03), (T53 - 23/03) e (54 - 23/03). Lembrando ainda que são slides de apoio, sendo que o livro é o principal a ser estudado. A paz de Jesus e... estudem!

http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=5

Professor André Luiz Marques - Geografia - Colégio adventista Centenário

6ª série - Revisão capítulo 1 do livro

Olá, alunos das turmas 61, 62, 63 e 64! Segue abaixo o link do blog do professor Luiz Fernando, que me permitiu utilizar o material dele para a nossa revisão. Está tudo explicadinho lá. Qualquer dúvida é só deixar um comentário nesta postagem. Lembrando que as avaliações serão nos dias: (T61 - 24/03), (T62 - 25/03), (T63 - 22/03) e (T64 - 23/03). Lembrando ainda que são slides de apoio, sendo que o livro é o principal a ser estudado. A paz de Jesus e... estudem!

http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/index.php?op=post&idcategoria=4

Professor André Luiz Marques - Geografia - Colégio adventista Centenário
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br