sábado, 15 de junho de 2013

Curitiba é a primeira cidade no Brasil a ter itinerário de ônibus integrado ao Google Transit em tempo real

Desde ontem, o usuário do sistema de transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana pode consultar o itinerário de qualquer linha de ônibus, urbana e metropolitana, da Rede Integrada de Transporte pelo Google Transit. O recurso do Google Maps auxilia usuários a escolher a melhor rota para um determinado trajeto, sugerindo linhas e horários de saída e chegada dos coletivos.

O trabalho foi realizado em parceria pela prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), e o Google Brasil, sem custos financeiros para o Executivo municipal. O trabalho de mapeamento e cadastramento de itinerários e horários dos ônibus demorou cerca de um ano e meio. O Google Transit já está disponível em outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, e grandes cidades do Brasil. Em todo mundo, cerca de 800 municípios usam o aplicativo.

O recurso é acessado pela internet, por meio do site do Google, e por smartphones, e deve suprir uma demanda dos usuários. “A facilidade é de encontrar as informações. Você não precisa saber o endereço exato onde o ônibus para. Com um ponto de referência você já consegue localizar e fazer o seu trajeto”, explicou o diretor de novos negócios do Google Brasil, Alessandro Germano, durante o lançamento oficial da plataforma ontem, no Centro de Controle Operacional da Urbs.

O prefeito Gustavo Fruet ressaltou a iniciativa. “É um passo importante, preparando a cidade não só para a Copa, mas para permitir mais acesso e facilidade para a população”, disse. As linhas de maior demanda ainda terão uma versão impressa do mapa, que seria uma reivindicação antiga dos usuários, mesmo aqueles que usam ônibus com frequência.

Fruet contou, ainda, que a capital paranaense será a primeira cidade no Brasil a ter o sistema em tempo real. Como a Urbs já tem GPSs instalados nos veículos, esses dados serão cruzados com o banco de dados do Google e vão permitir que o usuário saiba a localização dos ônibus. O serviço completo deve ficar disponível em um mês.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br