sexta-feira, 18 de março de 2011

O Maior dos Geógrafos

Para quem achou que ia me referir a Aziz Ab'Saber ou Milton Santos, por exemplo, se enganou. O maior dos geógrafos, na minha opinião, é aquEle que conhece o mundo em todas as perspectivas - Deus -, pois "no princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1), "pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir" (Salmos 33:9). E, sendo assim, Deus conhece o mundo como a palma de Sua mão, já que é o Criador da Terra. Sabe, eu conheço como ninguém as miniaturas de aeronaves que fiz tempos atrás, lembrando de cada detalhe de suas estruturas e processo de construção. Da mesma forma, só que em outra escala e importância, obviamente, Deus conhece tudo sobre a Terra e sua dinâmica, bem como as relações socioambientais e naturais estabelecidas sobre ela.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele" (João 1:1-3). Este texto bíblico nos informa que foi Jesus quem deu origem ao Universo, à Terra e à vida, acompanhado do Deus Pai e do Deus Espírito Santo (a Trindade).

Portanto, Jesus foi quem criou os movimentos da Terra como, por exemplo, o de rotação, gerando a partir daí o dia e a noite. Planejou cada detalhe de Sua obra para que pudesse comportar a vida sobre ela de maneira equilibrada.

É Jesus quem estende o norte sobre o vazio e faz pairar a Terra sobre o nada, conforme expresso em 26:7. É Ele quem desenhou a Terra como um globo, conforme relatado em Isaías 40:22. Deus conhece cada elemento químico que forma nosso planeta; cada espécie de planta e animal, cada interação entre estes e o meio ambiente; conhece o interior da Terra, assim como a crosta e a atmosfera; conhece todas as leis físicas e químicas atuantes no Planeta; cada tipo de rocha, mineral, solo, relevo, clima, corpos hídricos, etc. está em seu domínio de conhecimento. Por fim, sabe até mesmo quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças.

A análise que Jesus faz sobre o espaço geográfico e as relações que se dão sobre ele não é fundamentada em correntes positivistas ou marxistas, mas sim no amor e na justiça, na misericórdia sobre a realidade da condição humana atual, na própria promessa de que os problemas terrenos serão sanados no seu devido tempo e, acima de tudo, uma análise de que nem tudo está perdido e destruído por Satanás, visto que o Senhor ainda vê esperança de um mundo melhor no coração de muitas pessoas, de forma que está fazendo de tudo para conduzí-las pelo caminho da Salvação.

Hoje, sabemos que a Terra está, juntamente com seus moradores, contaminada pelo mal, que veio a partir do pecado do homem. Só que Jesus é tão bom para conosco que nos dará uma segunda chance de vivermos num mundo perfeito de novo, conforme seus planos em Isaías 66: "Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome" (verso 22). "E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR" (verso 23). Que bendita esperança! Saber que não mais teremos terremotos, tsunamis (como os ocorridos no Japão recentemente), fomes, pestes, desigualdades sociais, guerras, problemas ambientais, etc., e que teremos descanso completo num dia (o sábado) separado para nossa comunhão com o Criador, Mantenedor e futuro Restaurador da vida, além de muuuiito mais coisas boas que serão restauradas.

Eu, como gosto de estudar e ensinar geografia, quero comparar a situação da Terra antes e depois de sua restauração. Que Deus me ajude a permanecer firme ao Seu lado, para poder fazer esta maior análise geográfica que poderia sonhar. E você, gostaria de fazer esta análise comparativa junto comigo num futuro próximo? Que Deus nos abençoe!

Como você percebeu, escrevi este pequeno texto pura e simplesmente com base em minha fé em Deus e na Bíblia, sem muito considerar argumentos de cunho científico ou histórico (como normalmente procuro evidenciar aqui no blog, em conciliação à fé), para afirmar que Jesus é o maior geógrafo que existe, visto que "...sem fé, é impossível agradar a Deus..." (Hebreus 11:6). É uma forma de louvor e homenagem que presto ao meu Criador e Criador de tudo de bom que há no Universo e na face da Terra. Senhor, obrigado por ter me criado e cuidado de cada detalhe para que eu, juntamente com meus semelhantes e as outras formas de vida terrestres, pudéssemos retribuir o Seu grande amor com nosso louvor. Nós, os humanos, de forma espiritual, e a fauna e a flora, pelo testemunho que dão (em silêncio) desse Seu amor. Ao Maior dos geógrafos, o meu louvor e a minha adoração!

Sou um simples professor de Geografia que procura se inspirar nos ensinamentos de Jesus para ajudar alunos a adquirirem o seu conhecimento acerca do mundo em que estamos estabelecidos, conciliando estes ensinamentos com o que aprendi na faculdade.

André Luiz Marques

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br