Nelson Mandela (1918-2013) |
Seu prêmio Nobel, foi o reconhecimento mundial de um homem que ficou preso por 27 anos acreditando em uma igualdade de oportunidade PARA TODOS! Poucos homens na história demonstraram mais o real cristianismo do que Nelson Mandela; e depois de 95 anos podemos afirmar que o mundo melhorou com sua passagem aqui.
Fico imaginando quantas histórias não foram contadas, onde sua vida fez a diferença, quantas vidas transformadas, quanta liberdade e igualdade foi oferecida. Tudo isso simplesmente porque um homem resolveu não se calar diante da maldade e do ódio.
Não tenho dúvidas que Nelson Mandela é um desses homens difíceis de se achar, que não se tropeça nele em cada esquina. Mas também tenho certeza de que Deus haverá de suscitar outros homens como ele, e assim veremos Deus mais de perto.
[Veremos Mandela novamente] quando Jesus voltar!
Nota 1: Lado bom da globalização/mundialização: Poucos minutos ou horas após a morte de Nelson Mandela, o mundo todo já estava sabendo da notícia. Quando pessoas importantes morriam no passado, se demoravam semanas ou meses para as pessoas ficarem sabendo.[ALM]
Nota 2: Estava lendo artigos a respeito dos dois lados da vida de Nelson Mandela. A maioria pensa que ele apenas foi pacífico a vida toda, mas a vida dele também foi marcada por participação em guerrilhas, terrorismo, amizade com grandes ditadores como Sadam Hussein, Fidel Castro (muitos vão criticar, mas este também) e simpatia por Lênin e o regime comunista (que, apesar de defender a igualdade, perseguiu religiosos etc.). Por outro lado, Mandela lutou pelo fim do Apartheid e se tornou um símbolo da luta contra a segregação racial no mundo, ganhando o prêmio Nobel da Paz. É difícil tirar uma conclusão, mas, até onde estou informado, no final de sua vida Mandela deu um bom testemunho cristão, vindo a se converter ao cristianismo e apoiando sempre o diálogo como forma de resolver conflitos humanos (a exemplo de Jesus). O que eu admiro na história de Mandela é o lado pacífico e de bom exemplo do ex-presidente da África do Sul e seu legado como homem que procurou a igualdade entre as pessoas. O restante eu deixo para Deus julgar, sem apoiar qualquer forma de injustiça para se tentar resolver injustiças. [André Luiz Marques]
Nenhum comentário:
Postar um comentário